Saiba todos os benefícios do vinagre de maçã

0 2.656

O vinagre de maçã é um produto conhecido no mundo inteiro, seja para seu uso na cozinha ou na limpeza da casa. Mas, hoje em dia, pesquisas têm sendo feitas para comprovar os benefícios do vinagre de maçã para a saúde.

O vinagre de maçã possui muitos nutrientes, vitaminas, ácidos graxos essenciais e sais minerais. Tais substâncias são muito importantes para o bom funcionamento do organismo e na prevenção de uma série de doenças.

Conheça os principais benefícios do vinagre de maçã

Para começar, vale ressaltar que o vinagre de maçã é rico em minerais essenciais ao nosso organismo como o potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cloro, sódio, cobre, enxofre, ferro e flúor. Isto faz do vinagre de maçã um remédio 100% natural.

Os benefícios do vinagre de maçã já são conhecidos há muitos anos e era usado principalmente para aliviar os sintomas de algumas doenças e com o passar do tempo, pesquisas foram feitas a fim de comprovar seus efeitos positivos sobre o metabolismo do corpo, prevenção de doenças, cuidado da pele e cabelo, etc.

Veja os benefícios do vinagre de maçã para a sua saúde:

  • Bom funcionamento do sistema digestivo

O vinagre de maçã contém a pectina, o que poderá acalmar os espasmos intestinais. Caso haja a presença de uma infecção, ajudará no problema graças às suas propriedades antibióticas. Vale lembrar que é utilizado no combate à prisão de ventre e gases.

Em caso de diarreia, o corpo perde líquido e minerais vitais e o vinagre de maçã favorece a flora intestinal e regula o trato digestivo.

  • Ajuda na perda de peso

Há muitos séculos, o vinagre de maçã é utilizado como aliado na perda de peso. Geralmente, as pessoas consomem cerca de 2 colheres de café de vinagre de maçã em 1 copo de água antes das refeições.

A partir do momento que age no metabolismo, facilita a perda de peso.

  • Diabetes

O vinagre de maçã ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e para um melhor resultado é aconselhável manter uma dieta equilibrada, com baixo teor de gorduras saturada e evitando o consumo de açúcar refinado.

Para a prevenção do diabetes, consumir duas colheres de vinagre de maçã em um copo de água tem trazido bons resultados.

  • Redução das taxas de colesterol

Alguns estudos têm sido feitos par estabelecer uma correlação entre o vinagre de maçã e a capacidade de reduzir a taxa do colesterol ruim. Um estudo no Japão foi realizado e demonstrou que o consumo diário de 15ml de vinagre de maçã ajudou na redução da taxa de colesterol.

  • Problemas nas articulações

Como o vinagre de maçã possui ácido málico, o qual ajuda a combater infecções como também auxilia na eliminação do ácido úrico que se acumula nas articulações e assim alivia as dores.

Tem-se observado que seu uso melhora bastante os sintomas da artrite e artrose, em razão de reduzir a tensão e a dor.

  • Combate aos fungos

O vinagre de maçã contém o ácido acético e este é responsável por combater os fungos, principalmente o Candida albicans, muito presente nas infecções da pele.

  • Dores de garganta

Graças a seu poder antisséptico, pode ser utilizado para combater as dores de garganta.

Derramar 4 colheres de café de vinagre de maçã em um copo de água morna e fazer gargarejos, melhora bastante as dores de garganta.

  • Tratamento do cabelo

O vinagre de maçã age no controle do PH do couro cabeludo e é bastante usado em pessoas que possuem cabelos oleosos. Recomenda-se não fazer uso excessivo pois pode acarretar coceira ou ardência.

  • Tratamento da pele

É ótimo para acne e manchas na pele por possuir substâncias antissépticas e antibacterianas. Além disso, melhora o aspecto da pele.

  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Combate as alergias.
  • Evita o cansaço muscular após uma atividade física.

Alguns estudos demonstram os benefícios do vinagre de maçã no tratamento do diabetes tipo 2. Os níveis de açúcar no sangue aumentam no diabetes tipo 2.

Uma pessoa é afetada pelo diabetes tipo 2 quando seu corpo não produz a insulina. Mesmo as pessoas que não tenham diabetes tipo 2, uma glicemia elevada pode trazer problemas sérios.

Manter os níveis de açúcar do sangue a níveis equilibrados não é somente benéfico para os diabéticos, mas para todas as pessoas.

Quando uma pessoa não consome açúcar refinado ou glucídios, o nível de glicemia se mantém no nível normal e o consumo do vinagre de maçã é uma outra forma de manter os níveis de açúcar do sangue sob controle.

Cuidados com o vinagre de maçã

Vale ressaltar que é recomendado consultar um médico antes do consumo do vinagre de maçã para verificar se não há risco de interação com outros medicamentos.

Caso o objetivo seja a perda de peso, pode-se aproveitar os benefícios do vinagre de maçã, pois ele promove uma sensação de saciedade e assim consome-se menos calorias.

Mas tenha em mente que o vinagre de maçã não faz milagres sozinho porque nenhum alimento pode reduzir totalmente o peso corporal, mas ao combiná-lo a outros alimentos, manter uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente, vai ser um aliado no processo de emagrecimento.

Atualmente, muitas mortes são causadas por doenças cardiovasculares e alguns estudos vêm sendo feitos para comprovar que o vinagre de maçã pode diminuir os fatores de risco, mas nada foi ainda comprovado cientificamente.

É sempre bom se cercar de toda segurança pois algumas pessoas abandonam seus tratamentos por informações que ouvem e isso é muito perigoso.

Como utilizar o vinagre de maçã na cozinha?

Antes de começar, seria interessante saber como é feito o vinagre de maçã para depois observamos os benefícios do vinagre de maçã na cozinha.

Então, o vinagre de maçã é obtido através do esmagamento de maçãs e depois o suco é fermentado e envelhecido. Sua cor é amarela acastanhada e possui um sabor adocicado.

Qual sua utilização na cozinha?

  • Temperar saladas;
  • Preparo de molhos e de picles;
  • Higienização de frutas e verduras pois mata as bactérias;
  • Marinar carnes, tornando-as mais macias;
  • Conservante de alimentos;

Vinagre de maçã é bom para o cabelo?

Como já foi dito, os benefícios do vinagre de maçã são muitos, inclusive para o cabelo. O vinagre de maçã possui propriedades que equilibram os fios e assim, o cabelo fica com uma melhor aparência.

É sempre bom encontrar alternativas aos produtos químicos e de custo mais elevado e adotar um método natural é bastante aconselhável e o vinagre de maçã é um aliado par ter cabelos bonitos. Ele possui minerais, tais como o ferro, o cálcio, o fósforo, o potássio e o magnésio que nutrem os cabelos.

Uma das grandes vantagens é que seu valor é bastante acessível e contém elementos que proporcionam saúde para os cabelos.

Veja os principais benefícios do vinagre de maçã para os cabelos:

  • Os cabelos ficam com mais brilho porque ao absorver mais a umidade, melhora a porosidade dos fios;
  • Equilibra o PH dos fios. Em razão do seu PH ácido, vai ajudar a reequilibrar o PH da epiderme e o funcionamento do couro cabeludo;
  • Estimular a atividade sanguínea da epiderme, as películas irão desaparecer e a fibra capilar se fortalecerá. Os cabelos terão muito mais energia e saúde;
  • Reduz as pontas duplas;
  • Ajuda no tratamento de caspa e dermatites do couro cabeludo;
  • Melhora o aspecto Frizz;
  • Ajuda na eliminação dos resíduos;
  • Auxílio no crescimento.

Algumas pessoas ficam com receio de usar o vinagre de maçã em razão do cheiro forte, mas esse odor um pouco desagradável desaparece totalmente quando os cabelos secam.

Outras utilizações são possíveis, como por exemplo, uma mistura com mel. Prepara-se uma máscara natural e fazer a aplicação nos cabelos durante 10 minutos antes do enxague. O vinagre de maçã e o mel se complementam para melhorar o couro cabeludo, as fibras capilares e assim combate as pontas duplas e a caspa.

Vinagre de maçã contra caspa

E por falar em caspa, o vinagre de maçã possui enzimas que eliminam as bactérias que causam a caspa e por ser ácido, age no combate contra a caspa.

Ao usar o vinagre de maçã, os níveis de óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo aumentam e isto é bastante benéfico para um couro cabeludo saudável. Para aplicar o vinagre de maçã sobre os cabelos, basta algumas gotas e fazer massagens suaves. Deve se deixar agir por algumas horas para então lavar os cabelos.

Não há nenhuma contraindicação em relação aos tipos de cabelos, sejam crespos, lisos, secos, oleosos, coloridos, etc, todos podem se beneficiar do vinagre de maçã.

Em se tratando da saúde dos cabelos, o ideal é escolher um vinagre de maçã o mais natural possível, que contenha menos álcool e pectina originada das maçãs não tratadas e assim resseca menos os cabelos.

Vinagre de maçã é bom para o rosto e pele?

Algumas pessoas ficam um tanto impressionadas como que certos recursos simples que estão nas nossas mãos podem ser tão eficazes no tratamento de beleza. E o vinagre de maçã é um bom exemplo, além de econômico é bastante eficaz!

O vinagre de maçã fornece uma pele mais fina, melhora a pele seca e sem contar que trata os problemas de acne. É um produto simples e acessível e seu único inconveniente é seu cheiro um pouco desagradável, mas em pouco tempo desaparece. Muitos produtos cosméticos são produzidos à base de produtos naturais e o vinagre de maçã é certamente o mais tradicional.

O vinagre de maçã é um dos melhores produtos de limpeza da pele. Possui propriedades que promovem o reequilíbrio do PH da pele, limpando-a profundamente. É um adstringente natural e ainda torna a pele com mais brilho e com uma aparência mais jovem e saudável.

É bom para espinhas?

É um antigo remédio utilizado para espinhas. Ajuda a amenizar as espinhas e pode ser que não desapareçam completamente, mas serão atenuadas principalmente aquelas que aparecem de repente, em razão do sol ou da idade.

Ele possui propriedades antibacterianas, anti-fúngicas e anti-inflamatórias assim como o ácido acético que é um excelente remédio para os problemas de pele. E também contém ácidos que neutralizam os problemas causados por picadas de insetos.

Funciona também como desodorizante em razão de suas propriedades antissépticas e por suas propriedades anti-fúngicas, ele é muito eficaz contra as infecções fúngicas, como por exemplo, o pé-de-atleta.

É muito utilizado por aliviar a inflamação causada pela lâmina de barbear e por conter ácido acético, vai aliviar a pele.

Quais outros benefícios para a pele?

O vinagre de maçã estimula a circulação sanguínea nos pequenos vasos e tonifica a pele. Na verdade, vários estudos comprovaram que este produto natural permite, como já foi dito, o reequilíbrio do PH natural da pele e graças ao seu poder antioxidante, combate o envelhecimento da pele.

Se usado em forma de loção, vai eliminar as células mortas da pele, liberar os poros obstruídos e a pele ficará mais bonita e saudável. Ao combater os radicais livres, o vinagre de maçã vai retardar o processo de envelhecimento e devido ao enxofre, vai diminuir as rugas que aparecem com a idade.

É ideal para as peles mais oleosas porque permite reduzir o efeito da oleosidade. Por outro lado, caso a pele tenha problemas, como por exemplo, a descamação, seu uso é recomendado. Resumindo, seja na cozinha ou como produto de higiene pessoal, o vinagre de maçã é um produto indispensável!

Algumas precauções devem ser tomadas quando o vinagre de maçã for utilizado pela primeira vez:

  • Se você não gosta do cheiro, utilize-o à noite;
  • Aumente a quantidade de água para diluir o vinagre de maçã se sua pele for muito sensível ou se houver alguma irritação cutânea;
  • Teste em uma pequena parte da sua pele antes de utilizar o vinagre de maçã;
  • Utilize um protetor solar após utilizar o vinagre de maçã porque ele pode tornar sua pele mais sensível aos raios UV;
  • Ao que se refere os efeitos colaterais, normalmente o vinagre de maçã não tem nenhum efeito secundário, mas algumas pessoas com muitas acnes podem ter dor de cabeça após usar o vinagre de maçã regularmente e isto acontece quando o produto elimina as toxinas da pele.

Mel e vinagre de maçã

Atualmente, muitas pessoas em razão da correria do dia a dia, não fazem uma alimentação adequada e um estilo de vida que não seja saudável pode ter como consequência tornar o corpo mais ácido.

Por outro lado, ele deveria se situar entre um PH neutro (7,4) e uma leve tendência alcalina à básica. Isso pode ocasionar infecções, inflamações, náuseas, falta de energia e outras complicações de saúde.

Uma boa novidade é que o consumo de vinagre de maçã com mel pode tornar seu corpo mais alcalino, logo, menos ácido. O nível do PH do corpo aumentaria e voltaria ao normal e assim poderia combater as doenças.

Muitos motivos são desencadeadores de doenças, como por exemplo, a genética, o ambiente, problemas emocionais, etc. Mas, o estilo de vida ocupa o lugar principal porque age diretamente na sua saúde.

Quais benefícios do vinagre e mel?

Os benefícios do vinagre de maçã combinados com os benefícios do mel são fantásticos. Essa combinação alivia o refluxo gástrico, a azia, as inflamações, reduz as dores nas articulações e reduz as taxas de colesterol e a pressão arterial.

Esta mistura pode também ajudar na digestão e tratar a prisão de ventre, melhorar a dor de garganta e aumentar os níveis de energia.

Ao misturar em um copo de água, 1 colher de sopa de vinagre de maçã e 1 colher de sopa de mel, você obterá efeitos positivos, especialmente se consumir essa bebida em jejum.

Apesar deste remédio ser totalmente natural, um consumo exagerado de vinagre de maçã pode impedir os efeitos de alguns medicamentos, principalmente aqueles para controlar a pressão arterial, o diabetes e problemas cardiovasculares.

Caso você sofra de um ou outro problema, o melhor é perguntar ao seu médico antes de começar a consumir o vinagre de maçã com mel.

Vinagre de maçã pode fazer mal?

Inicialmente, é aconselhável consultar o médico antes de começar o consumo do vinagre de maçã caso a pessoa sofra de alguma doença ou faça uso de algum medicamento.

Você já teve uma ideia de vários benefícios do vinagre de maçã, mas algumas vezes o seu uso pode ser perigoso. Veja alguns efeitos colaterais que podem ser causados pelo uso do vinagre de maçã:

  • Dor de garganta

Pode irritar a garganta por ser muito ácido se as pessoas o consumirem frequentemente. O ideal é misturar o vinagre de maçã com água.

  • Enfraquecimento dos tecidos

Os problemas podem ser causados no estômago ou esôfago quando o vinagre de maçã é consumido sob forma líquida e alguns estudos afirmam que isso acontece devido à presença do ácido no vinagre. Além disso, se o vinagre de maçã for aplicado diretamente sobre a pele, pode causar irritações ou erupções cutâneas. Uma boa ideia é misturar o vinagre de maçã com mel ou água.

  • Interação com medicamentos

O vinagre de maçã pode interagir com alguns medicamentos como os diuréticos e a insulina por causa de sua natureza ácida. E se houver um grande consumo, pode baixar os níveis de potássio do organismo. Algumas vezes, pode afetar a taxa de glicemia e o nível de insulina. Por isso, é aconselhável consultar um médico caso faça uso de outros medicamentos.

  • Desgaste do esmalte dos dentes

Se consumido por via oral, pode afetar o esmalte dos dentes, aumentando sua sensibilidade e tornando-os amarelos. Para evitar isso, o ideal é diluir o vinagre de maçã em água ou sucos. E é muito importante escovar os dentes após a sua ingestão.

  • Dor de cabeça

O vinagre de maçã ao desintoxicar o corpo, pode causar uma leve dor de cabeça. Mas caso essas dores de cabeça se intensifiquem, é melhor parar de consumi-lo.

  • Náuseas

Algumas pessoas relatam sentir náuseas após a sua ingestão. Nesse caso, tome em diferentes horas do dia para verificar qual é o momento mais adequado.

Você pode observar os grandes benefícios do vinagre de maçã para a sua saúde, os possíveis efeitos colaterais e várias formas de utilização.

Várias pesquisas ainda estão sendo feitas para comprovar cientificamente suas vantagens e assim o consumo seria de uma forma mais segura. Entretanto, apesar de todas as vantagens, é aconselhável consultar um médico a fim de evitar alguns problemas futuros.

Vinagre de maçã em jejum: o efeito do organismo

O vinagre de maçã é um dos condimentos dos mais populares nas cozinhas para dar sabor às saladas. Entretanto, além disso, o vinagre de maçã é um remédio natural que tem infinitas aplicações.

Como já foi dito, os benefícios do vinagre de maçã são inúmeros pois contém minerais importantíssimos para o nosso organismo.

É claro que após 8 horas de sono, nosso corpo absorve rapidamente o que consumimos. Veja porque o vinagre de maçã em jejum pode ser muito mais eficaz do que ser consumido ao longo do dia:

  • Permite reduzir a hipertensão arterial, o colesterol e a taxa de triglicerídeos. Caso você queira usufruir destas propriedades, misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 200ml de água e beba esta mistura assim que acordar ou antes do seu café da manhã.

Apesar de seu efeito ser melhor em jejum, você pode beber duas vezes por dia para ajudar seu corpo nestas questões.

  • Aliviar a congestão nasal pois o potássio permite a redução do muco e o ácido acético permite combater as bactérias.
  • Segundo alguns estudos, o vinagre de maçã em jejum pode reduzir de 200 a 275 calorias consumidas durante uma refeição. Permite dissolver as gorduras e contribui na perda de peso.
  • Ajuda a eliminar as toxinas do organismo e ao eliminar as células mortas que causam obstrução dos poros, combate a acne.
  • Combate o mau hálito por se tratar de um ácido.
  • Combate a gripe, o resfriado e a dor de garganta graças às suas propriedades antissépticas que podem ajudar a aliviar as infecções e combater as bactérias.

Contudo, você deve ter em mente que por se tratar de um produto que contém ácido, pode ser abrasivo. É preciso ter cuidado para não prejudicar o esmalte dos dentes e como medida de precaução, recomenda-se escovar os dentes ao menos 30 minutos após haver consumido o vinagre de maçã. Deve ser sempre diluído em água.

Como podemos ver, o vinagre de maçã é mil e uma utilidades. Além de fazer bem a saúde, também possui grandes benefícios para a pele e o rosto. Para aproveitar todos os benefícios, é importante consumir o vinagre de maçã orgânico, que é o mais saudável.

       

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.