Benefícios do limão: Pele, Cabelo, Emagrecer, etc

0 344

A natureza nunca vai cansar em nos surpreender. Quanto mais evoluímos, mais percebemos que tudo o que precisamos para uma vida saudável está presente na terra. Sem a necessidade de grandes fórmulas, sem grandes empresas por trás, apenas a Mãe Natureza que oferece a ajuda que tanto precisamos. Entre um de seus presentes está o limão, fruta conhecida por seu delicioso suco, pelas receitas doces e também como um excelente tempero. Mas hoje veremos um pouco mais das suas propriedades e também conheceremos os benefícios do limão.


O Limão


O limão é um pequeno fruto, originário da Ásia, mais especificamente na Pérsia, que foi trazido para a Europa por volta do Século XI. É da família das rutáceas, conhecido pelo seu grande valor de vitamina C e potássio, além de ser a única fruta cítrica que tem produção o ano inteiro.

As propriedades medicinais 

do limão começaram a ser descobertas por volta do Século XVIII quando a Marinha Britânica utilizava a fruta para combater o escorbuto que assolava as tripulações pelo mundo afora.

O sumo do limão possui cerca de 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Além conter grandes quantidade de ferro e vitamina B6.

Benefícios do limão quando se está em jejum


Muitas pessoas já tem experimentado o hábito de tomar um copo de água com limão diariamente. Seja por costume ou pelo sabor, o fato é que a água com limão traz muitos benefícios, vamos listar alguns deles abaixo para te incentivar a esse excelente hábito.

– Hidratar seu organismo

Muitas pessoas sofrem com a desidratação sem perceber. Além da boca seca, que é o sintoma mais comum. A urina amarelada, taquicardia, cansaço, olheiras e até a dor de cabeça são resultado de uma má hidratação do organismo. Beber um copo de água com limão logo pela manhã vai ter ajudar a equilibrar seu corpo. Caso você seja uma pessoa com problemas em beber apenas água, o suco de limão pode te ajudar nessa tarefa.

– Prevenir a prisão de ventre

A prisão de ventre é algo que ocorre com muitas pessoas, mal sabem elas que um simples copo de água morna com limão pode ajudar nesse problema. A água morna aliada ao suco de meio limão combatem as retenções intestinais, além de suavizar as fezes.

– Redução das infecções urinárias

O suco de limão tomado logo pela manhã ajuda a equilibrar o ph do sangue, deixando-o mais alcalino. E um ambiente mais alcalino é ideal para combater bactérias em seu sistema urinário.

– Sem mau hálito

Um outro enorme benefício do limão é o combate ao mau hálito. Ao beber água com limão logo pela manhã, eliminamos as bactérias presentes em nossa boca, além de contarmos com um delicioso frescor. Lembre-se sempre de misturar o suco do limão com bastante água, pois o mesmo em sua forma pura acaba sendo prejudicial ao esmalte dos dentes.

Os benefícios e malefícios do limão

Já falamos aqui que o limão é um remédio natural poderosíssimo. Podemos contar com suas altas doses de vitamina C, potássio, ferro e vitamina B6 para aumentar nossa imunidade e resistência. Porém tudo na vida deve ser feito de maneira equilibrada, inclusive o uso do limão. Vamos listar aqui os benefícios do limão e alguns malefícios pelo excesso.

– Excelente para gripes e resfriados

Esse aqui todo mundo já sabia, mas não custa lembrar que por ter muita vitamina C, o limão ajuda a recuperar a imunidade e alivia a constipação causada pelo vírus. Ao sentir os primeiros sintomas, poderá fazer um chá com limão ou mesmo tomar um suco com a fruta.

– Ação antioxidante

Um grande benefício do limão é o fato dele conter antioxidantes em sua composição. Esses antioxidantes combatem os radicais livres (íons soltos em reações metabólicas que têm o potencial de transformar células saudáveis em cancerígenas). Inclusive essa substância ajuda a combater o envelhecimento precoce das células.   

– Combate infecções bacterianas

Você já leu acima que 

um copa de água com suco de limão pode ajudar a combater infecções urinárias. Isso acontece devido ao alto índice de vitamina C no corpo. Essa propriedade do limão pode ser usada principalmente em bactérias presentes na boca, que atacam os dentes, gengivas, língua e bochechas. O limão recupera o sistema de defesa do corpo e o torna mais efetivo contra corpos estranhos.

– Melhora no sistema digestivo

O benefício do limão não é apenas para o seu sistema imunológico, mas também para o digestivo. Isso porque ao beber um copo de água morna com limão seu estômago ficará mais forte, além de tratar e acalmar o tecido estomacal. Essa mistura pode ser um tratamento alternativo à gastrite e úlcera.    

Como malefício principal, o limão em excesso – ou usando sem misturar na água – pode acabar irritando o estômago e o esôfago devido à sua acidez elevada.

Benefícios do limão no emagrecimento

Este benefício do limão pode fazer a alegria de muitas pessoas que tem lutado constantemente com a balança. O limão é pode desintoxicar seu corpo, diminuir o inchaço causado pelo excesso de toxinas presentes no corpo e também ajuda a trazer saciedade para a pessoa. Outra vantagem do limão é que ele age limpando o paladar, o que diminui a vontade de comer doces ou alimentos que irão engordar.

Para seguir com a dieta do limão você tem duas receitas simples:

– Mistura com suco de limão e água: aqui o processo é super simples, com o suco de meio limão em um copo de água, você tomará essa mistura sempre 30 minutos antes de qualquer refeição. Isso ajudará a dar saciedade, limpará seu intestino e também eliminará o excesso de gordura presente em seu corpo

– Rodela de limão na água: aqui você cortará um limão em rodelas e colocará na água que beberá durante o dia. É muito simples e também pode te ajudar a tomar mais água, caso você tenha dificuldades com a ingestão de líquidos.

Esse processo, aliado a uma boa alimentação e à prática de exercícios pode ter como resultado um emagrecimento de até 8 kg mensais de maneira saudável já que o limão não é responsável somente pela perda de peso, veja outros benefícios:

Fortalece o sistema imunológico contra gripes e resfriados;
Elimina as toxinas do corpo;
Evita doenças como câncer e envelhecimento precoce;
Reduz a acidez corporal, melhorando o metabolismo do corpo.

Limão no organismo

Para entender um pouco melhor os benefícios do limão, temos que ver como ele funciona em nosso organismo.

O primeiro passo é sabermos que o limão estimula a produção de carbonato de potássio, que ajuda a neutralização de acidez no meio corporal. Mesmo com seu aspecto cítrico, o limão reage no organismo de maneira alcalina. Isso é importante, pois o sangue alcalino reduz a chance de doenças para uma pessoa. Seus sais auxiliam nesse processo, convertendo-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros.

Outro efeito que essa alcalinização pode ter é na diminuição do ácido úrico presente no sangue. Isso torna a incidência de problemas decorrentes do excesso do mesmo, devido ao avanço da idade, reduzidos a quase zero.

Benefícios do limão com gengibre

Se o limão é um remédio poderoso da natureza, o gengibre não fica para trás. Ele atua em casos como: úlcera, gastrite, febre, resfriado, colesterol, dor de cabeça, articulação, diarreia e muitos outros. Na verdade a mistura entre os dois já é bem famosa no chá para curar a gripe, porém a cura da gripe é apenas um dos efeitos dessa combinação.

Se você está precisando perder uns quilinhos, essa mistura será ideal para você. Isso acontece pois o gengibre atua no organismo de maneira que acelera o metabolismo. Já o limão, conforme lemos anteriormente, desintoxica seu corpo e o desincha.

Para potencializar o efeito dessa combinação, sugere-se beber um copo de água com meio limão e de cerca de 10 gramas de gengibre. O horário ideal é sempre pela manhã, logo após acordar, e com pelo menos 30 minutos antes do café da manhã.


Lembrando sempre que para resultados ainda mais satisfatórios, a alimentação e os exercícios devem estar em dia. Não existe milagre.

Benefícios do limão para a pele
  

Os benefícios do limão não se restringem apenas para o uso interno, mas também seus resultados podem ser experimentados no exterior, a começar na pele.

Muitos imaginam que limão e pele não combinam, pois já lembram de casos de pessoas que entraram em contato com o limão e logo depois saíram no sol. O resultado são manchas na pele. Mas com a combinação correta, pode-se ter uma outra experiência. Veja alguns exemplos de como o limão pode ajudar na sua beleza.

– Clareando a pele

Pode parecer esquisito, mas o limão pode ajudar no clareamento de manchas na pele. Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é mistura gotas de limão em uma pequena porção de água de coco (o primeiro tira as manchas e o segundo hidrata) e a outra maneira é passar o limão diretamente nos joelhos e cotovelos, caso eles estejam escurecendo. Não saia no sol com a mistura.

– Tratamento de acne

Por ser antibacteriano, o limão ajuda a remover as bactérias causadoras da acne. Corte apenas uma fatia da fruta e esprema ela sobre seu rosto. Você vai se surpreender com o resultado. Aqui, novamente, não saia no sol após passar o limão.

– Rejuvenescimento

Por ter uma grande quantidade de antioxidantes, o limão ajuda na produção de colágeno, além de combater os radicais livres. Procure passar algumas gotas de limão em suas linhas de expressão e nas manchas de pele antes de dormir.

– Esfoliação de pele

Aqui basta aplicar uma pequena quantidade de suco de limão sobre seus lábios antes de dormir. O suco agirá em sua pele durante a noite e pela manhã basta você lavar seu rosto e retirar as células mortas.

Benefícios do limão para os cabelos

Outra parte externa do corpo que também pode contar com os benefícios do limão é o cabelo. Conheça alguns truques o limão tem para ajudar a deixar seu cabelo ainda mais belo.

– Clarear o cabelo

Se você quer clarear seu cabelo sem necessitar de químicas pesadas e usando um produto natural, o limão é uma excelente pedida. A propriedade cítrica do limão vai clarear seus cabelos de forma natural, mesmo quando as raízes começarem a nascer.

Você pode clarear seu cabelo usando uma xícara de suco de limão e ¼  de xícara de água morna. Coloque essa solução num recipiente com spray e borrife em seu cabelo. Após isso, fique em torno de uma hora no sol. Tome um banho e use condicionador, pois o ácido do limão deixará seu cabelo um pouco mais ressecado. Repita o processo por pelo menos 4 vezes, até começar a aparecer os resultados.

Caso você tenha cabelos secos, ao invés de usar água morna, faça a solução com uma xícara de suco de limão e ¼  de xícara de condicionador. O restante do processo será o mesmo.

– Combate à queda de cabelo

Se a queda de cabelo te tira o sono, o limão pode te ajudar. Devido a suas características cítricas, sais minerais e antioxidantes, o limão limpa seu couro cabeludo. Isso faz com que a caspa seja eliminada e os folículos pilosos fiquem mais fortes. Você pode seguir duas receitas simples:

Suco de limão fresco

2 limões
Extraia o suco dos limões, passe no cabelo e deixe agir por 30 minutos
Lave seu cabelo normalmente
Repita o processo duas vezes por semana

Suco de limão e água de coco

½ limão

½ copo de água de coco

Passe no cabelo e deixe agir por 30 minutos
Lave seu cabelo normalmente
Repita o processo duas vezes por semana


Entre outros benefícios do limão no cabelo estão a limpeza do couro cabeludo, eliminação da caspa, reduz a oleosidade capilar, deixa o cabelo com vida e brilhoso.

Comece a experimentar os benefícios do limão no seu dia a dia e conte aqui depois o resultado.

       

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.